O ROSTINHO DE UM ROTEIRO
Terceira parte da nossa série de posts sobre roteiro. Não deixe de conferir os anteriores também (só clicar em arquivos na barra aqui em cima!).
Para visualizarmos melhor os próximos pontos, vamos usar um dos roteiros indicados ao Oscar de 1996, o filme Toy Story (1995).
Para visualizarmos melhor os próximos pontos, vamos usar um dos roteiros indicados ao Oscar de 1996, o filme Toy Story (1995).
Estruturas
de um roteiro narrativo
Vamos, agora, conhecer
qual é o rosto de um roteiro cinematográfico e por que ele deve ser organizado
de tal forma. Lembram-se que na primeira parte desse post eu expliquei que cada
página corresponde a um minuto de um filme? É essa a estrutura que possibilita
afirmarmos tal relação.
Para entendermos cada parte e o motivo da disposição, usei algumas cores correspondentes com as legendas abaixo do trecho que indica o início do filme. Espero que dê para entender e deslumbrar como é o rostinho dessa ferramenta de suma importante para um filme.
Agora, vamos ao roteiro!
"TOY STORY"
Aqui temos um relance de
como se configura um roteiro, no caso, o início do filme. E é até interessante
comparar o que acabamos de ler com a sequência imagética, pois muitos elementos
que não estão presentes no roteiro estão no filme e agregam muito à narrativa,
além de ajudar a entender como o roteiro diferem de uma obra literária.
Vamos agora para o que é
cada estrutura:
· CINZA representa
uma notação da decupagem do diretor, no qual o “fade in”, seria aquele início
gradual, do preto para a imagem surgindo aos poucos.
· VERDE CLARO é o cabeçalho da cena, que tem de estar presente em todo
início de uma nova cena. Ele apresenta onde se passa a cena, o local, se é
interna (INT.) ou externa (EXT.) e o tempo, sendo DIA, TARDE ou NOITE.
· MAGENTA representa a ação descrita ao longo do roteiro, com
algumas descrições quando nunca tiver ocorrido ação alguma no local, uma breve
apresentação também.
· COBRE representa a primeira aparição de alguma personagem, sempre aparecendo em caixa
alta e às vezes seguida de uma breve descrição.
·
AMARELO se trata do
personagem seguido de sua fala. É organizado de tal forma para ajudar os atores
se encontrarem em meio a tanto texto e ficar bem sinalizado em caixa alta,
também.
· VERMELHO é o voice over (abreviada para V.O.), uma das nomenclaturas para
escrever roteiro, sendo nesse caso uma espécie de narrador, ele não aparece em cena, sendo uma personagem envolvida ou não com o acontecimento.
Também tem a Off Screen Voice (O.S.) que é a fala de personagens que não
aparecem em cena.
· VERDE ESCURO temos uma
pequena aparição da equipe de som com uma sugestão.
Para obter tal estrutura de roteiro ao escrevê-lo pode ser usado o
próprio Word, dando um certo trabalho para organizar de tal forma, porém, como
já se sabe, não é obrigatório seguir a risca esse formato; e um de muitos
programas que já utilizei foi o Celtx, com
algumas ferramentas de graça para poder treinar e sair escrevendo histórias
roteirizadas. Só lembrando que antes disso, é legal ter em mente os pontos que mencionamos no último post! (clique aqui para conferir)
Para ler o roteiro na íntegra (mas em inglês, infelizmente), onde, além de Toy Story, você encontra outras diversas obras!
Onde ler roteiros:
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